segunda-feira, 17 junho 2024
InícioIAAutoHotkeyComo usar o Chat GPT-3 sem sair do Word (ou qualquer outro...

Como usar o Chat GPT-3 sem sair do Word (ou qualquer outro editor de textos)

-

Sofrendo com a indisponibilidade do Chat GPT? E se eu te dissesse que você pode usá-lo diretamente no Word ou qualquer outro editor de textos (até o bloco de notas!) sem nem ter que abrir o navegador?

Um script desenvolvido na linguagem AutoHotkey e disponibilizado no GitHub pelo usuário htadashi permite que você acesse a IA do Chat GPT-3 por meio da API disponibilizada pela OpenAI. Veja abaixo os passos para instalar e usar essa ferramenta.


1) Baixe a linguagem de programação AutoHotkey em https://www.autohotkey.com/ > Download > v.1.1.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Apesar de a versão 2.0 ser a mais recente, a 1.1 é a que tem a maior quantidade de scripts compatíveis e por isso é a recomendada.

2) Clique no arquivo .exe que foi baixado e siga os procedimentos para instalar.

3) Para se certificar de que o AutoHotkey foi instalado corretamente, clique com o botão direito em algum lugar vazio na sua área de trabalho > Novo e veja se vai aparecer a opção AutoHotkey Script. Se sim, então a instalação foi bem sucedida. OBS.: independentemente do Chat GPT, o AutoHotkey tem inúmeras outras aplicações interessantes. Vale à pena dar uma pesquisada no que ele pode fazer, como eu explico nesse outro artigo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Se você ver a opção AutoHotkey Script, significa que a linguagem de programação foi instalada corretamente.

4) Se você ainda não tiver uma conta no site da OpenAI, crie uma aqui.

5) Com a sua conta criada e logado no site, acesse https://beta.openai.com/account/api-keys e clique em Create new secret key. Isso vai gerar uma chave da API do Chat GPT para ser usada em outras aplicações. Atenção: salve essa chave em local seguro!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

6) Vá até o GitHub para baixar o script que usaremos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

7) Clique no botão verde Code > Download zip. Escolha o local onde os arquivos serão baixados.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

8) Extraia o conteúdo do arquivo para um local de sua preferência (pode ser na mesma pasta onde o arquivo .zip já está).

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

9) Será criada uma pasta chamada GPT3-AHK-main. Dentro dela há vários arquivos, dentre eles o GPT3-AHK.ahk, que é o script propriamente dito. Clique nele duas vezes e o script começará a rodar. Na primeira vez, você será instado a inserir a chave API que foi obtida no passo 5. Insira-a aqui e clique em OK.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Insira aqui a chave API obtida no passo 5.

10) Pronto! Você já pode utilizar o GPT-3 em qualquer programa ou aplicativo que permita digitar texto (Chrome, Word, Bloco de Notas, etc.).

Para utilizá-lo, digite a pergunta que quer fazer, selecione o texto todo e aperte Windows + O. OBS.: ao contrário do Chat GPT, que mostra o texto sendo redigido em tempo real, essa ferramenta só mostra o texto depois de ter sido completamente gerado. Por isso, aguarde alguns instantes até que a operação seja concluída (o cursor do mouse vai virar um robozinho para demonstrar que a operação ainda está sendo executada, conforme o vídeo abaixo).

Você também pode selecionar um texto e apertar Windows + Shift + O para dar instruções para alterar o texto selecionado, mas essa funcionalidade ainda tem alguns problemas.

Por padrão, o script para de rodar quando você reinicia o computador, então você precisará executar o script manualmente (clicando duas vezes) toda vez que ligar o computador. Para que o script rode automaticamente sempre que você ligar o computador, faça o seguinte:

a) Aperte a tecla Windows + R

b) Digite shell:startup e aperte Enter:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

c) Será aberta a pasta Inicializar. Todos os arquivos que estão nessa pasta serão abertos ou executados assim que o computador for ligado, independentemente do tipo.

d) Vá até a pasta onde está salvo o arquivo GPT3-AHK.ahk. Clique com o botão direito nele > Criar Atalho

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

e) Arraste o atalho para a pasta Inicializar e pronto! O script estará pronto para ser usado sempre que você ligar o computador.


Se quiser saber como manter o script atualizado, veja esse post onde eu explico como fazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

NOVIDADES

Como instalar o AutoHotkey, criar scripts básicos e automatizar seus documentos

No presente artigo, veremos na prática os seguintes pontos: Como instalar o AutoHotkey; (Opcional) como instalar e usar o Scite4AutoHotkey, um editor de textos específico para desenvolver scripts de AutoHotkey; Como...

Como o AutoHotkey pode automatizar a rotina de advogados (incluindo com o ChatGPT)

Apesar de hoje existirem inúmeras soluções para automatização da rotina de advogados, a maioria delas são plataformas que oferecem serviços pagos. A adoção dessas soluções...

Popular